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Quais são os desafios do gerenciamento de contratos no departamento de vendas?
1. O gerenciamento manual de contratos introduz gargalos no ciclo de vendas.
Muitas vezes, o departamento jurídico é responsável por criar, gerenciar e manter contratos dentro da empresa. Infelizmente, quando o departamento jurídico precisa gerenciar contratos manualmente, o processo de gerenciamento de contratos fica com gargalo. Isso leva outros departamentos, principalmente Vendas, a ver o Jurídico como “o departamento de não”.
2. O gerenciamento manual de contratos apresenta erros (manuais).
E muita coisa depende da equipe Jurídica se eles não pegarem erros, como:
- Não conformidade
- Vazamento de receita
- Tempos de ciclo de vendas estendidos
- Relações com os clientes comprometidas
Como o gerenciamento de contratos impulsiona o ciclo de vendas?
O gerenciamento de contratos não é mais apenas contratos – também é relevante para tudo e para todos que tocam contratos. As empresas agora estão conectando o ciclo de negócios – cotação, contratação e receita – em um processo contínuo, onde dados e informações podem se alimentar de maneira automática e contínua, para que as partes apropriadas tenham as informações mais atualizadas e relevantes necessárias.
É essencial para sua empresa estabelecer um ciclo conectado – começando com o processo de cotação até o reconhecimento de receita – para aprimorar o relacionamento com os clientes e identificar e desenvolver com precisão as melhores práticas de negócios. Quando cada etapa passa direta e automaticamente para a próxima, a empresa pode atingir a quantidade máxima de eficiência, precisão, velocidade da receita e satisfação do cliente.
O Gerenciamento de contratos está se tornando cada vez mais interligado com o processo de vendas (cotação). Para Vendas, o gerenciamento de contratos é usado para automatizar e permitir a produção e entrega mais rápidas e precisas de contratos aprovados legalmente aos clientes em potencial ou clientes de uma empresa. Dessa forma, as vendas podem se concentrar no gerenciamento de relacionamento com o cliente, nas comunicações e na produção de receita.
Estudos descobriram que as equipes de vendas que usam soluções de gerenciamento de contratos tendem a superar os não usuários:
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Alcance 39% maior da equipe na cota de vendas (64% vs. 46%)
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Representantes de 35% a mais atingindo a cota de vendas (62% vs. 46%)
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Ciclo de vendas 24% mais curto (3,5 meses vs. 4,6 meses)
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Taxa de conversão de leads 20% maior (36% vs. 30%)
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Volume da proposta 12% maior (18,6 vs. 16,6 por representante, por mês)
Os benefícios de automatizar o processo de gerenciamento de contratos:
Os benefícios de automatizar o gerenciamento de contratos são reais. Se seus contratos forem concluídos mais rapidamente, você poderá cobrá-los mais rapidamente. Se eles forem precisos, você terá muito menos disputas. Conselhos gerais e executivos de nível C podem finalmente dormir à noite porque estão confiantes de que o processo de gerenciamento de contratos está funcionando.
Os contratos existem no coração do comércio B2B, pois são a representação física do relacionamento com o cliente.
Ao gerenciar adequadamente esse relacionamento, você obtém vários benefícios.